Como seguir as metas de ano novo? - O Guia.​ - Oinc
oinc_blog

Como seguir as metas de ano novo? - O Guia.

Você faz parte do grupo que faz lista de metas e resoluções de ano novo? É também do grupo de pessoas que acompanha o progresso das metas durante o ano todo?

A parte 1 é sempre mais fácil. Listar o que você gostaria de fazer/concluir durante o ano é sempre mais tranquilo. 

Dar conta de fazer na prática e não perder de vista a realização desses planos durante o ano é a parte mais difícil e hoje vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a realizar as metas de 2022. 

A importância de ter metas

Definir metas ajuda a desenvolver novos comportamentos, ajuda a orientar seu foco e ajuda a sustentar esse novo comportamento ao longo do tempo.

No dia-a-dia é muito comum ficarmos presos à rotina e nem prestar muita atenção ao escopo maior das coisas, então parar um momento, refletir sobre seus objetivos e a versão que você quer ser de você e o que precisa ser feito para você alcançar ajudam muito a desencadear mudanças. 

Nada melhor que o começo de um novo ano para fazer essa reflexão e começar a colocar a mão na massa. 

Defina metas realistas

Importante começar pelo básico. Por mais que seja muito importante criar objetivos ambiciosos a serem alcançados, eles precisam estar dentro da realidade do que pode ser feito. Caso contrário, você pode acabar criando um cenário muito propício à frustração de não conseguir alcançá-los. 

Não é muito realista criar uma meta de ler 35 livros em 2022, se você ainda tem que ir pra faculdade, cuidar da casa, ter uma vida social e praticar atividades físicas, por exemplo. 

Nesse cenário, a média de 3 livros por mês não é muito compatível com a sua realidade e talvez exija muito de você e prejudique o equilíbrio que você precisa para sua rotina funcionar. 

Na hora de definir suas metas pense bem quais delas realmente cabem na sua vida sem que isso prejudique seu bem-estar ou não sejam só aquelas metas que você gostaria de um dia alcançar – isso cria uma lista de desejos, que é bem diferente de uma lista de metas (que você espera alcançar nos próximos meses). 

Divida as metas em etapas e crie prazos 

Okay, o título fez parecer que essa dica é quase um projeto no trabalho, mas não é. 

Você quer, por exemplo, que 2022 seja o ano em que você perdeu aqueles quilinhos a mais, que vieram com a pandemia. O que fazer agora? 

Colocar na lista o “perder peso em 2022” ou “ser fit em 2022”? 

Mas e o como

Vale repetir aqui a importância de criar metas: ajuda a desenvolver novos comportamentos, ajuda a orientar seu foco e ajuda a sustentar esse novo comportamento ao longo do tempo.

Ter um plano de execução com etapas e prazos é fundamental para isso não ser só um desejo mas sim um projeto. 

Crie etapas e prazos. 

Para perder peso é importante se exercitar de forma habitual, certo? Que tal toda semana? Mas você sabe que tem aqueles tropeços e semanas que são difíceis de manter o ritmo. Crie uma meta anual, por exemplo, “me exercitar em 150 dias em 2022” (isso dá em média 3 dias por semana). É uma meta muito mais objetiva do que “ser fit em 2022”.

O mesmo se aplica a diversas outras metas de ano novo “populares”. Juntar dinheiro, dedicar à leitura, trabalho e educação. 

Crie etapas e prazos dentro desses objetivos maiores a serem alcançados em 2022 vão ajudar na execução semanal e mensal da meta anual. Isso ajuda no senso de completude e no acompanhamento dos objetivos. 

Se você quer fazer sua reserva de emergência em 2022, quanto você precisa juntar todo mês ou toda semana? Aprender um novo idioma, como você terá que organizar horários de estudos e prática?

Acompanhe seu progresso

Escreva. A verdade é que você muito provavelmente não lembra o que fez na terça-feira de duas semanas atrás. Será que foi algo importante para alcançar alguma meta?

Algumas coisas merecem ser anotadas. Suas metas, como chegar lá, o seu propósito e o que você tem feito para alcançar seus objetivos, merecem ser anotados em algum lugar, porque merecem ser revisados e acompanhados. 

Por isso, anote num caderno, planner ou agenda do seu celular. Acompanhar hábitos e metas diárias ou semanais fica muito mais fácil e você se sentirá bem olhando para o que você já fez. É fundamental nesse processo celebrar as pequenas e grandes vitórias. 

Sendo possível, não faça sozinho (a)

Nós somos por essência seres sociais e por isso muitas coisas são mais fáceis de serem alcançadas quando compartilhadas. 

Se você quer ler mais, que tal se juntar a um clube de leitura? Se você quer juntar dinheiro, que tal fazer isso com uma plataforma que te ajuda a chegar lá (sim, estou falando da Oinc mesmo), se são várias metas pessoais, porque não compartilhar com seu parceiro(a) ou melhor amigo(a) e ver o que vocês podem alcançar juntos? 

Mesmo que seja só aquele check de falar “esse mês eu consegui ler 1 livro” já cria uma forma legal de você externalizar o seu progresso. 

Não é fácil criar novos hábitos e conseguir alcançar as resoluções de ano novo é uma missão bem difícil, então use algumas dicas desse guia para fazer diferente no ano de 2022 e não se esqueça de compartilhar com a gente suas metas de ano novo! 

Compartilhe esse conteúdo!

Inscreva-se para receber novidades

Entre na nossa lista de email para receber posts assim que saírem