Já ouviu falar do Rainy Day Fund? - Oinc
oinc_blog

O que é “Rainy Day Fund”?

Como o nome mesmo pode sugerir, é um fundo (uma reserva) para os dias não tão bons…

Você já ouviu falar do “Rainy day fund”, em tradução literal “fundo de dia chuvoso”? 

Como o nome mesmo pode sugerir, é um fundo (uma reserva) para os dias não tão bons. 

Você deve estar se perguntando, já não tem a Reserva de Emergência para isso? 

Diferente da Reserva de Emergência (temos um texto aqui no Blog com dicas para começar a sua), que os especialistas indicam que cubra em média 6 meses dos seus gastos, para o caso de uma emergência grande como perder o emprego, o “Raining day fund” é para aqueles GASTOS SURPRESA MENORES. 

Por exemplo, você ficou doente (nada grave), mas teve que comprar um monte de remédio e isso claramente não estava previsto no seu orçamento. Seu pet precisou ir ao veterinário e ficou caro, sua porta emperrou e você precisou chamar um chaveiro de emergência num domingo e isso custou uma pequena fortuna (aconteceu comigo). 

São gastos menores e inesperados, que podem ser pagos com o dinheiro que você guardou no seu “Rainy day fund” e não precisar recorrer, por exemplo, ao cartão de crédito, seus pais, ou complicar o orçamento do mês (ou dos meses seguintes). 

Quanto guardar para um fundo de emergência assim?

Não há um valor determinado ou uma sugestão “unânime” sobre o assunto (como é, por exemplo, o valor equivalente a 6 meses de gasto para a Reserva de Emergência).

O que é indicado é que você faça uma avaliação de quanto você gastou nos últimos eventos inesperados, o que saiu do orçamento porque você simplesmente não teve como antever. A partir disso, você consegue ter uma média muito ajustada à sua realidade do quanto você precisa ter nesse fundo separado para esses dias não tão bons. 

Se eu tenho uma reserva de emergência, eu preciso de um Rainy-Day Fund?

Organizar as finanças é uma tarefa difícil. Depois que você conseguiu (com muito empenho) montar sua reserva, a última coisa que você quer fazer – para o seu bem-estar financeiro – é ficar acessando sua reserva, certo? 

Tirar R$ 500,00 esse mês, repor R$ 200,00 no seguinte, cria um “débito” com você mesmo(a) e possivelmente uma bola de neve. 

Por isso, o Rainy-Day Fund é muito útil nesta situação. É uma camada de proteção que você cria para a sua Reserva de Emergência e uma ajudinha para os dias “chuvosos”. 

Pode parecer menos importante, mas no fim do dia também alivia um pouco o estresse, muito comum nesses dias chuvosos (você já está preocupado com a saúde do seu pet, não precisar se preocupar tanto com a conta do veterinário é um alívio).

Por que começar um Rainy-Day Fund?

O Rainy-Day Fund é um fundo para ser prático, viável e super adequável à sua realidade.

Se você tem dificuldade para juntar dinheiro e manter o hábito de guardar todo mês, é um ótimo lugar para começar e conseguir ver o resultado. 

A Reserva de Emergência é uma proteção maior, mas também é uma proteção mais demorada de se construir. Se algo acontece no meio do caminho, o “fundo para o dia chuvoso” está lá para te ajudar a não precisar acessar a sua reserva (em construção ou completa). 

O MAIS VALIOSO (na minha opinião) sobre esse fundo, é que é um ótimo lugar para começar e se manter motivado. O senso de completude é um ótimo motivador para conseguirmos alcançar mais financeiramente. 

Se a primeira meta financeira que você pretende atingir for algo muito difícil, que vai demorar anos e muito esforço e determinação, você vai precisar de mais do que muita força de vontade e autoconfiança.

Isso acaba se tornando desestimulante para muitas pessoas. Começar com uma meta mais administrável e conseguir completá-la te impulsiona a aceitar um desafio maior e conseguir alcançá-lo, afinal, você já tem a prática e a prova de que consegue juntar dinheiro para alcançar suas metas. 




Compartilhe esse conteúdo!

Inscreva-se para receber novidades

Entre na nossa lista de email para receber posts assim que saírem